Mensagem da Secretaria Geral do Sínodo por ocasião do 60º aniversário da abertura do Concílio Ecuménico Vaticano II

O Sínodo dos Bispos é um dos legados mais preciosos do Concílio Ecuménico Vaticano II no qual, no dia 11 de outubro de 2022, se celebra o 60º aniversário da sua abertura, que foi em 11 de outubro de 1962. No quarto e último período do Concílio, o Papa Paulo VI institui o Sínodo dos Bispos indo ao encontro dos pedidos feitos por numerosos padres conciliares. O objetivo do Sínodo foi e continua a ser o de prolongar, na vida e missão da Igreja, o estilo do Concílio Vaticano II, bem como fomentar no Povo de Deus a apropriação viva do seu ensino, objetivo que está longe de estar cumprido, uma vez que a receção do magistério conciliar é um processo contínuo, e em alguns aspetos ainda está no início. Ao longo destas décadas, o Sínodo tem-se colocado constantemente ao serviço do Concílio, contribuindo por sua vez para renovar o rosto da Igreja, numa fidelidade cada vez mais profunda à Sagrada Escritura e à Tradição viva e na escuta atenta dos sinais dos tempos. As suas Assembleias – Gerais Ordinárias, Gerais Extraordinárias e Especiais – foram todas permeadas, cada uma à sua maneira, pela linfa vital do Concílio, aprofundaram os ensinamentos, abriram potencialidades face a novos cenários, fomentaram a inculturação entre diferentes povos.

LER NA ÍNTEGRA