Sínodo 2023: Processo é «um modo de ser e viver em Igreja» – padre Paulo Terroso

Membro da Comissão de Comunicação do Sínodo 2021-2023 aponta que este é um caminho que se faz, «a forma da Igreja do terceiro milénio«

Padre Paulo Terroso
Foto: Ricardo Perna/Família Cristã

Braga, 18 fev 2022 (Ecclesia) – O padre Paulo Terroso, membro da Comissão de Comunicação do Sínodo 2021-2023, disse à Agência ECCLESIA que o “processo de sínodo não vai acabar em 2023” e deve ser “uma dinâmica de ser e viver em Igreja”.

“O processo não vai acabar em 2023 vai continuar e permanente, uma dinâmica, um modo de ser e viver em Igreja, não uma moda mas algo que resulta do tratado que sai dos Atos dos Apóstolos”, disse à Agência ECCLESIA.

O sacerdote entende que este “é um caminho que se faz”, onde não se pode “transformar a doutrina numa ‘bimby’ espiritual, mas um acompanhamento onde se vai percebendo o que o Espírito Santo vai solicitando”.

O diretor de Comunicação da Arquidiocese de Braga recorda que, “desde o Sínodo da Família [2014-2015] até agora” se percebe que o Papa quer transformar estes encontros num processo que é “permanente”, no entanto adianta que “são sentidos alguns medos” na comissão a que pertence.

Sentimos medo na secretaria do sínodo, o mandamento mais presente e repetido na Sagrada Escritura é “não tenhais medo”, esse medo é real; medo dos que acham que vai acontecer a protestantização da Igreja e que a Igreja venha a sofrer de ‘sinodalite’, e temos gente que, antes de vir o questionário já tinha respondido, ja tinha respostas e o nosso medo é não sermos escutados”.

Perante a realidade que conhece, o sacerdote adianta que o diálogo sobre estes medos têm de levar a “perceber as razões para não ter medo”.

“Temos de perceber esta opção de Francisco, não é condenar nem lamentar mas discernir e reformar, o que o Espírito Santo está a dizer à Igreja, como anunciar o Evangelho no mundo em mudança?”, questiona.

O membro da Comissão da Comunicação do Sínodo 2021-2023 considera que “não se pode ver como mais um Sínodo mas a forma da Igreja do terceiro milénio”, onde o processo “não pode ficar circunscrito ao mundo eclesial, aos leigos, mas tem de haver um envolvimento de todos”.

A assembleia sinodal convocada pelo Papa Francisco tem como tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’, e vai estar em destaque, este domingo, no Programa ECCLESIA, na rádio Antena 1 pelas 06h07, e no ‘70X7’, na RTP2, a partir das 17h30.

OC/SN

Sínodo 2021-2023: Vaticano admite dificuldades e resistências, mas sublinha adesão das Conferências Episcopais