Copy
General Secretariat for the Synod of Bishops
www.synod.va - media@synod.va
View this email in your browser
#newsletter n.06 - 03/2022 - Também disponível em  EN - FR - ES - IT
 
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
Share Share
António

Como estás? Nós aqui estamos com novas informações sobre o Sínodo. À medida que a época da Quaresma nos conduz à Páscoa, fomos procurar saber como o processo sinodal que estamos a viver está intimamente ligado ao caminho para a Páscoa, porque juntos caminhamos para um processo de escuta do Espírito, conversão e discernimento. Seguindo a Palavra, vivamos os pontos altos da vida de Cristo com intensidade, para nos enchermos de esperança renovada.
Celebramos o mistério pascal

Leopoldina Reis Simões, consultora de comunicação e membro da Comissão de Comunicação do Sínodo, reflete sobre como a Quaresma se enquadra no percurso sinodal, por convergir em aspetos como a responsabilidade, a conversão e a esperança a nível global.
 

Ler mais…

 

A Conferência Episcopal da Colômbia preparou "Diretrizes para viver e celebrar o Ciclo Pascal de forma sinodal" com elementos bíblicos, patrísticos, pastorais e celebrativos baseados do exemplo dado por Cornélio, Pedro e a Comunidade Cristã de Jerusalém, numa perspectiva sinodal.
 

Ler mais

Desde 2 de março e até 6 de abril a associação FutureChurch (FuturodaIgreja) está a promover seis encontros sinodais, às sextas-feiras, durante a Quaresma. Cada encontro trata de um tema e é dirigido de forma especial a um grupo de participantes. Leia mais...

A Rede Escocesa de Leigos está envolvida numa caminhada de discernimento para “permitir que os leigos escoceses se reúnam como discípulos de Jesus”, para que, através da oração, do diálogo e do discernimento, encontrarem “novas formas de ser Igreja na Escócia no século XXI”.  Leia mais...

O "Projeto Vigília de Pentecostes" é uma nova organização católica criada por profissionais do ministério católico leigo da costa oriental de Estados Unidos da América (Virgínia, Washington DC, Maryland) para "apoiar a sinodalidade". Patricia Clement, cofundadora de PVP, explica o projeto, que dispõe de recursos em inglês e em espanhol. Ler mais...

 

O Sínodo no Mundo

A equipa sinodal da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e os responsáveis pela fase diocesana do Sínodo reuniram-se a 1 de março para fazer o balanço  do processo sinodal a decorrer e para determinar como concluir o processo nas dioceses e a nível nacional.

Ler mais...

 

A Arquidiocese de Newark (EUA) criou sessões de escuta, vídeos e um guia para escolas secundárias católicas que encorajam os estudantes a participar no processo sinodal. Ler mais…

O Comité Diocesano de Justiça e Paz da Diocese de Uijeongbu (Coreia) está a organizar encontros e sessões de escuta sinodal entre jovens católicos. A iniciativa aborda questões profundamente ligadas aos problemas que os jovens crentes podem encontrar na sua vida quotidiana. Ler mais…

 

No âmbito do processo sinodal e do trabalho de promoção do diálogo com as outras religiões e com quem abandona as tradições religiosas tradicionais, agora em contexto sinodal, a congregação dos Missionários Xaverianos nos Estados Unidos da América está a promover nova recolha de histórias de afastamento e abandono da fé católica. O padre Carl Chudy, SX é o coordenador. Ler mais…
 

Reza pelo Sínodo
Reza pelo Sínodo Website
Para apoiar o percurso sinodal e pedir a assistência do Espírito, conjuntamente com a Rede Mundial de Oração pelo Papa e a UISG, preparámos um sítio em 5 línguas na internet: A Igreja a Caminho. Rezemos por uma Igreja Sinodal.  Também pode enviar a sua oração.  Vê como fazer
Partilhe a sua história
És testemunha ou estás a viver uma experiência sinodal particular? Crês que experimentaste uma boa prática e queres partilhá-la? Compila o formulário em anexo e envia para media@synod.va. Se a tua história for original ou considerada uma boa prática, publicaremo-la na nossa próxima newsletter e, quem sabe,... até no VaticanNews! 

Recordas-te certamente que uma das nossas últimas newsletters foi dedicada à música, ou melhor, às composições musicais criadas por diversas entidades para animar o processo sinodal. A newsletter musical foi muito bem recebida, com mensagens de agradecimento e partilha de novos projetos, vindos de todo o mundo. Um deles foi o do jornal National Catholic Reporter. Ler mais…

Precisamos de ti!

Em breve gostaríamos de dedicar uma newsletter aos sacerdotes, para perceber como estão a realizar esta viagem sinodal. Se és padre/bispo partilha connosco a tua experiência. Se não és, mas conheces algum padre que se deixou transformar pela escuta e se senta com o Povo de Deus no caminho do discernimento da vontade de Deus para a Igreja, partilha também connosco esse envolvimento.

Últimas!

Facebook
Twitter
Link
Website
Copyright © 2022 General Secretariat for the Synod of Bishops, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.