Copy
General Secretariat for the Synod of Bishops
www.synod.va - media@synod.va
View this email in your browser
#newsletter n.14 - 06/2022 - Também disponível em  EN - FR - ES - IT
 
Share Share
Tweet Tweet
Forward Forward
Share Share
Caros Leitores,
Para muitos de vós, o mês de Junho é sinónimo de síntese do trabalho de escuta e discernimento realizado a nível local. Algumas realidades nacionais (Conferências Episcopais, Congregações Religiosas, Associações...) já se reuniram para relerem juntos o fruto desta escuta e prepararem a síntese a ser submetida à Secretaria Geral do Sínodo.

Também para nós, na Comissão de Comunicação, em que tentámos falar-vos do processo sinodal a partir do zero, o mês de junho significará uma suspensão temporária deste serviço. Não é que a Litterae Communionis (cartas de comunhão) cesse. Pelo contrário, já temos algumas novidades em mente para quando regressarmos após o Verão. Por outro lado, caminhar juntos leva tempo e prática; e, além disso, o tempo de escuta ainda não acabou! Apresentaremos um relatório em devido tempo.

Entretanto, continuem a enviar-nos as vossas contribuições e continuaremos a publicá-las em synodresources.org e a enviar-vos, se necessário, informações úteis para continuarmos juntos a nossa viagem. Sigam também os nossos canais nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

Esperamos que tenham gostado desta viagem connosco, desejamos a todos um bom verão e despedimo-nos com um ‘até breve’!

A equipa da Litterae Communionis
O Sínodo no Mundo

Na Igreja de Santa Maria dos Anjos em Singapura criaram um hino sinodal vibrante, dinâmico e energético, que sublinha na sua letra a viagem de amor que o caminho sinodal nos leva a percorrer sem ignorar as dificuldades. A canção inclui oito línguas, incluindo a língua gestual. Nove comunidades participam de forma coesa na iniciativa, onde o tema do Sínodo 2021-2023 ressoa. O autor é Ranjith Kumar, facilitador do Sínodo. 

LER MAIS

Ao longo da fase diocesana do Sínodo sobre a Sinodalidade, toda a Família Lassaliana e o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs (La Salle) têm avançado de acordo com os critérios e sugestões recebidas, tanto da Secretaria Geral do Sínodo como da União dos Superiores Gerais, desenvolvendo uma intensa participação e as mais variadas experiências sinodais.

LER MAIS

O Root & Branch Forum e a Scottish Laity Network organizaram quatro eventos Zoom para os sobreviventes de abusos. As reuniões foram conduzidas por leigos experientes, interessados em criar uma Igreja mais segura e mais justa para todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Com a permissão dos oradores, produziram um recurso educativo sobre o fenómeno com base nas quatro reuniões.

LER MAIS

Quer saber um pouco mais sobre o caminho sinodal em África?
Não se preocupe, Georges Sunguh, da nossa Comissão de Comunicação, partilha connosco a newsletter "Sinodalidade Africana", fruto da colaboração de vários comunicadores católicos experientes. Go Africa!

LER MAIS

Pedro Jaramillo Rivas, pároco da paróquia de São João da Cruz, na Guatemala, compôs doze "sonetos sinodais" dedicados ao Papa Francisco. Depois de ter terminado a consulta na sua paróquia, na fase diocesana que a Igreja universal está a atravessar, o padre compôs estes poemas para manter vivo o horizonte sinodal.

LER MAIS

Juan Carlos Rodríguez, diretor de Planeamento Estratégico e Prioridades da Arquidiocese de San Antonio, em Texas (EUA), partilha duas apresentações em vídeo, "Os frutos de viver como uma Igreja Sinodal", com o arcebispo Gustavo García-Siller MSps, Cristina Inogés-Sanz e o professor Rafael Luciani. E uma conferência de Cristina Inogés sobre "Ser Igreja de uma maneira diferente".

LER MAIS

Na arquidiocese de Durango, no México, dentro da estrutura arquidiocesana, foram criadas, à semelhança da Secretaria-Geral do Sínodo, quatro comissões para o Sínodo: Espiritualidade, Teológica, de Logística  e de Comunicação, cada uma com a sua missão bem definida.

LER MAIS

Curso massivo aberto online (Massive Open Online Course)
Data: Julho de 2022
Tema: Discernimento e tomada de decisão conjunta na Igreja


Este projeto intercontinental e intercultural propõe-se acompanhar a formação de mais de 100.000 pessoas em teologia e prática da sinodalidade através de uma série de cursos online gratuitos para apoiar todo o povo de Deus —bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas— que foram chamados a este processo de renovação eclesial.
 
Todos os cursos são completamente gratuitos e serão oferecidos online em diferentes línguasespanhol, inglês, português, francês e italiano. Além disso, participarão oradores de todos os continentes, dando-nos uma visão global e intercultural da Igreja.
 
O primeiro curso terá lugar em julho de 2022. Durante um período de três semanas, serão oferecidos vários temas sobre o discernimento comum e os processos de tomada de decisões na Igreja. Convidamo-lo a inscrever-se e a juntar-se ao desafio de imaginar e construir a Igreja do terceiro milénio.
 

Registro e informação
Web: https://bit.ly/registersynod

LER MAIS
Reza pelo Sínodo
Reza pelo Sínodo Website
Para apoiar o percurso sinodal e pedir a assistência do Espírito, conjuntamente com a Rede Mundial de Oração pelo Papa e a UISG, preparámos um sítio em 5 línguas na internet: A Igreja a Caminho. Rezemos por uma Igreja Sinodal.  Também pode enviar a sua oração.  Vê como fazer
Como momento de oração, propomos desta vez a leitura de um dos sonetos de Pedro Jaramillo Rivas, que, além de ser um excelente exemplo de composição literária, é um verdadeiro convite à oração (tradução livre para português).

A escuta

Muito mais do que ouvir será o nosso escutar:
que palavras vãs leva-as o vento.
E entrar em paleio sem acerto
Tira (nos) do caminho sinodal.
 
Valentia nos é pedida no falar
a caminho do melhor discernimento,
o próprio coração descoberto
e o coração dos outros encontrar.
O encontro alcançado não é sem nome,
nem os esforços são anónimos,
pois no meio dela temos Aquele que assombra.
 
Do Espírito chega aquele reforço.
E a Ele imploramos que desvende
o que por dentro temos de retorcer.
Pedro Jaramillo Rivas (Guatemala)
 
Facebook
Twitter
Link
Website
Copyright © 2022 General Secretariat for the Synod of Bishops, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.