Por uma Igreja Sinodal na Diocese de Viseu | Comunhão, Participação, Missão

O papel do bispo no processo sinodal

Carta dos Cardeais Grech e Hollerich aos Bispos de todo o mundo

Cidade do Vaticano, 30 de Janeiro de 2023

Na véspera das assembléias sinodais continentais, é com uma carta dirigida a todos os bispos eparquiais das Igrejas Orientais Católicas e aos bispos diocesanos de todo o mundo que o Secretário Geral do Sínodo, Cardeal Mario Grech, e o Relator Geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, Cardeal Jean-Claude Hollerich, abordam o tema do papel do bispo no processo sinodal em curso.

Recordando o carácter processual do Sínodo sobre a Sinodalidade convocado pelo Papa Francisco, os dois cardeais pretendem recordar a responsabilidade dos pastores “princípio e fundamento da unidade do Povo santo de Deus” (cfr. LG 23) em relação ao processo sinodal.

De fato, escrevem os dois cardeais, “... não é possível o exercício da sinodalidade eclesial sem o exercício da colegialidade episcopal”, testemunhando como estas duas ‘dimensões’ da vida da Igreja não estão em oposição, mas uma não pode existir sem a outra.

Para evitar qualquer mal-entendido, a carta pretende reiterar fortemente o tema principal – o da sinodalidade – escolhido pelo Papa Francisco para os trabalhos da assembleia sinodal dos bispos em Outubro próximo. “Há alguns que presumem já saber quais serão as conclusões da Assembleia Sinodal. Outros gostariam de impor uma agenda ao Sínodo, com a intenção de dirigir a discussão e condicionar os seus resultados. Contudo, o tema que o Papa atribuiu à XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos é claro: «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão». Este é, portanto, o único tema que somos chamados a aprofundar em cada uma das fases do processo. As expectativas em relação ao Sínodo 2021-2024 são muitas e variadas, mas não é tarefa da Assembleia abordar todas as questões em torno das quais se debate na Igreja”.

Na véspera das assembléias sinodais continentais, a carta insiste seguidamente no objectivo principal dessas assembléias: crescer no estilo sinodal. “Quanto mais crescermos num estilo sinodal de Igreja, mais todos nós membros do Povo de Deus –fiéis e Pastores– aprenderemos a sentire cum Ecclesia, em fidelidade à Palavra de Deus e à Tradição. Por outro lado, como poderíamos lidar com questões pontuais, muitas vezes divisionistas, sem antes ter respondido à grande questão que tem questionado a Igreja desde o Concílio Vaticano II: «Igreja, que dizes de ti mesma?».”

Descarregar a Carta

• Visualizações: 86