Papa Tawadros II abençoa o caminho sinodal da Igreja Católica

“Santidade, lhe pedimos humildemente que abençoe nosso caminho sinodal e nos acompanhe com suas orações, as suas pessoais e as de sua Igreja, para que possamos escutar o Espírito!”, foi com este pedido particular que o Cardeal Mario Grech concluiu esta manhã seu discurso de saudação a Sua Santidade TAWADROS II, Papa de Alexandria e Patriarca da Sé de São Marcos, acompanhado por uma eminente delegação da Igreja Ortodoxa Copta.

Acompanhado pelos dois subsecretários da Secretaria Geral do Sínodo, Mons. Luis Marín de San Martín e Ir. Nathalie Becquart, o Cardeal Grech apresentou o processo sinodal e recordou como a tradição oriental pode “ajudar a Igreja Católica a articular melhor entre si a participação comum dos fiéis na vida da Igreja, que tem sua fonte e seu ponto culminante na Divina Liturgia, a dimensão colegial do episcopado, que encontra sua máxima expressão no Sínodo, e o serviço à unidade realizado pelo protos”.

“Confiamos”, expressou o Cardeal Grech, “que as Igrejas do Oriente poderão nos estimular a promover uma saudável descentralização da autoridade, fazendo melhor uso dos níveis regionais e provinciais de sinodalidade, que têm suas raízes nos primórdios da Igreja indivisa”.

Finalmente, o Secretário Geral do Sínodo expressou sua esperança de que o caminho sinodal iniciado pelo Papa Francisco em 2021 “constitua um passo adicional e importante em direção ao Oriente Ortodoxo”.

Por sua vez, o Papa Tawadros II apresentou alguns aspectos da vida da Igreja Ortodoxa Copta, enquanto Sua Eminência Daniel, Metropolita de Maadi e El Basateen, apresentou os trabalhos do Santo Sínodo, do qual é Secretário Geral.

O encontro, que durou pouco mais de uma hora, ocorreu em uma atmosfera de grande cordialidade e fraternidade.

O discurso completo do Cardeal Grech está disponível em inglês e em italiano.

O vídeo da bênção está disponível aqui.

As fotos estão disponíveis aqui.

Aprovada a minuta do Documento de Trabalho para o Sínodo sobre Sinodalidade

Nos dias 10 e 11 de maio, o 15º Conselho Ordinário* da Secretaria Geral do Sínodo se reuniu em Roma para discutir o Instrumentum laboris: o documento de trabalho para os participantes da primeira sessão da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (4-29 de outubro de 2023).

Em sessão plenária e em grupos de trabalho linguísticos, os membros do Conselho, acompanhados por alguns consultores, revisaram, emendaram e aprovaram o Instrumentum laboris, que está programado para ser publicado no início de junho.

Os participantes também aprovaram a metodologia da assembleia. O trabalho também incluiu uma reflexão sobre a preparação dos participantes e algumas informações sobre a Vigília de Oração Ecumênica no próximo dia 30 de setembro como parte da iniciativa Together2023 (para obter mais informações: www.together2023.net) e o retiro espiritual para os participantes da assembleia (1-3 de outubro de 2023).

A reunião ocorreu em uma atmosfera de grande fraternidade e foi marcada por vários momentos de oração e tempo para reflexão pessoal.

***************************
*Os membros do Conselho Ordinário assumem o cargo ao final da Assembléia Geral Ordinária que os elegeu. Eles são membros da próxima Assembléia Geral Ordinária e encerram seu mandato quando esta é dissolvida.
Quem são os membros do Conselho Ordinário?

Concluída a Etapa Continental

Conclui-se também a fase de consulta, mas não o diálogo com o Povo de Deus

Na sexta-feira, 31 de março de 2023, a Etapa Continental terminou oficialmente: a segunda fase do processo sinodal e com ela também a fase de consulta em grande escala o Povo de Deus. Depois da Etapa Local (diocesana e nacional), a inclusão de um tempo de escuta, diálogo e discernimento entre as Igrejas da mesma área geográfica representou uma novidade adicional neste processo sinodal.

LER DCOUMENTOS FINAIS

LER MAIS AQUI