Por uma Igreja Sinodal na Diocese de Viseu | Comunhão, Participação, Missão

“Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2)

O Documento de Trabalho para a Etapa Continental do Sínodo "Por uma Igreja Sinodal ─ Comunhão, Participação, Missão" já pode ser lido aqui. É o resultado da recolha da escuta sinodal das Conferências Episcopais da Europa e que foram objeto de oração e de discernimento, de 21 desetembro a 02 de outubro,em Frascati-Itália.

As principais acentuações deste documento são (Fonte: Agência Ecclesia):

LER NEWSLETTER

Assembleia Continental Europeia do Sínodo - Praga

SynodPraga

A delegação portuguesa à assembleia continental europeia do Sínodo que vai decorrer em Praga de 5 a 12 de fevereiro é composta pelo bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), pelo padre Manuel Barbosa, secretário da CEP, e por Carmo Rodeia e Anabela Sousa, que fazem parte da equipa sinodal nacional. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 2 de fevereiro, em nota enviada às redações.

Outros 10 delegados vão acompanhar os trabalhos à distância: os restantes membros da equipa sinodal da CEP – Isabel Figueiredo, Paulo Rocha, Pedro Gil e Padre Eduardo Duque – e representantes das equipas sinodais diocesanas de Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto e Santarém. A assembleia continental vai poder ser acompanhada à distância neste endereço: https://prague.synod2023.org/en/.

Fonte: 7MARGENS

Ler Newsletters:

SynodPraga banner

Concluída a Etapa Continental

Conclui-se também a fase de consulta, mas não o diálogo com o Povo de Deus

Na sexta-feira, 31 de março de 2023, a Etapa Continental terminou oficialmente: a segunda fase do processo sinodal e com ela também a fase de consulta em grande escala o Povo de Deus. Depois da Etapa Local (diocesana e nacional), a inclusão de um tempo de escuta, diálogo e discernimento entre as Igrejas da mesma área geográfica representou uma novidade adicional neste processo sinodal.

LER DCOUMENTOS FINAIS

LER MAIS AQUI