Por uma Igreja Sinodal na Diocese de Viseu | Comunhão, Participação, Missão

Hipóteses para a Escuta

Entrámos na fase da ESCUTA recíproca. Este 2º período do caminho sinodal, que decorrerá entre os dias 6 de fevereiro e 10 de abril, é o tempo da auscultação de todo o Povo de Deus.  Apesar de propormos diversas modalidades de participação e interação, deve privilegiar-se a escuta e o diálogo recíprocos em grupo. Sem excluir as opções individuais, em cada contexto e realidade, ativem-se iniciativas que favoreçam o encontro de pequenos grupos (7-8 pessoas no máximo) para responder às questões formuladas.

Os formulários disponíveis devem alcançar o mais amplamente possível as realidades da vida quotidiana das pessoas (vida eclesial, meio familiar, pausa do trabalho, ambiente de café, ambiente desportivo, escolar, etc.). É importante que se escolham as modalidades mais adequadas e se submetam as respostas, para posteriormente se recolherem os dados e se fazer uma síntese.

NOTA: as Pessoas de Contacto servem para que esta escuta não seja uma ação meramente do Clero e os párocos possam ter os seus colaboradores na hora de sintetizar o que são convidados a partilhar com a Comissão Sinodal Diocesana.

Na diocese de Viseu, propomos as seguintes formas de participação no processo de auscultação:

Tômbola dominical ou Caixa de correio sinodal

• Bilhetes para fotocopiar e entregar em cada domingo, das celebrações de 12-13 de fevereiro a 9-10 de abril (9 domingos): PDF | WORD
  • Nas homilias das celebrações destes domingos, antes de entregarem as respetivas questões, os pregadores poderão seguir as seguintes sugestões de introdução às questões, enquadrando-as na Liturgia da Palavra: PDF (em atualização)
  • Convém que na igreja haja uma caixa onde as pessoas possam ir colocando as suas respostas, escritas no próprio bilhetinho. O pároco ou as pessoas de contacto podem ir lendo as respostas tendo em vista a síntese a entregar até ao final do dia 10 de abril.
Encontro de grupo

Dentro do método do diálogo espiritual proposto pelo Vademecum para o Sínodo (Apêndice B.9)

Caixa do Correio

Formulário preparado para chegar às habitações locais. Cada comunidade deve optar pelo melhor modo de o fazer chegar (voluntários, jovens, escuteiros, grupos organizados, CTT, etc.). Deverá ser entregue na paróquia até ao tempo necessário para ser feita uma síntese a enviar à Comissão Diocesana do Sínodo até ao dia 10 de abril de 2022. Convém conter uma introdução do pároco.

Formulários on-line

─ Para Crianças entre os 6 e os 12 anos, um Jogo Interativo: Link

─ Para Adolescentes e Jovens, entre os 13 e os 25 anos, um inquérito aberto, utilizando a Escala de Likert: Link

─ Para Adultos a partir dos 18 anos, um inquérito aberto e inclusivo para crentes e não crentes: Link | QRcode

Conversas c'a-Fé

Sugere-se que os paroquianos tenham a coragem de suscitar o interesse de falar sobre o "caminhar juntos" em Igreja, preenchendo este formulário simples em que se propõe "mudar o bico ao prego" com a pergunta: "Que queres perguntar à Igreja?"

- FORMULÁRIO on-line
- QRcode c/ URL para colocar em estabecimentos amigáveis