Por uma Igreja Sinodal na Diocese de Viseu | Comunhão, Participação, Missão

Diocese de Viseu Sínodo dos Bispos – Processo Sinodal Local

Somos convidados a continuar a dar passos no caminho sinodal “Por uma Igreja Sinodal. Comunhão, participação, missão” a partir do Relatório de Síntese aprovado na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

É-nos pedido que sejam constituídos grupos de reflexão paroquial e arciprestal, e se faça o aprofundamento e síntese escrita do documento a partir da pergunta orientadora:

COMO ser Igreja sinodal em missão?

O objetivo: identificar os caminhos a percorrer e os instrumentos a adotar nos diversos contextos

e nas diversas circunstâncias, de modo a valorizar a originalidade de cada batizado e de cada Igreja na

missão única de anunciar o Senhor ressuscitado e o seu Evangelho ao mundo de hoje.

As Perguntas que propomos para cada um dos capítulos - especificamente os capítulos 8-12, 16 e 18 - a que somos convidados a responder

Cap. 8 - Que ministérios laicais serão necessários reabilitar ou criar para dinamizar a comunidade? Como colocar a vocação laical no centro das tomadas de decisão eclesial?

Que propostas podem ser feitas para experimentar concretamente o método sinodal do diálogo no Espírito nos diversos encontros e assembleias (nas paróquias, movimentos, comunidades, dioceses, etc.), instâncias de participação?

9 - Como se pode dar o valor e a importância que as mulheres têm na vida da Igreja? Será que escandalizaria a presença de mulheres nas estruturas de tomada de decisão na corresponsabilidade (ex. a presença no Colégio de Consultores alterando a sua génese canónica)?

10 - Os consagrados e os diversos carismas sentem-se inseridos e representados na vida eclesial (paroquial, diocesana e universal) ou preferem a segurança do seu carisma?

11 - Como se encara a possibilidade de serem ordenadas "diaconisas"? Qual o desejo da diocese para o seu seminário e para a formação dos futuros presbíteros? Que lugar poderiam ter os presbíteros afastados do ministério na dinâmica organizacional e pastoral da diocese, reconhecendo a sua formação teológica e pastoral?

12 - Como podem ser escolhidos e ajudados os bispos no exercício do seu ministério de modo a ser mais participativo?

16 - Como se pode valorizar o ministério de escuta dos que estão "dentro" e dos que estão "fora"? Estará a comunidade eclesial pronta para acolher sugestões? Que caminhos de formação podem ser trilhados de modo a redescobrir o tesouro da fé cristã?

18 - Participação e Formação. Qual a finalidade dos Conselhos Pastorais: tomar decisões ou fazer caminho de partilha e descoberta como pequenos núcleos de formação e aprofundamento da fé cristã? Na perspetiva da comunidade diocesana, a Igreja inclui ou exclui?

N.B – As respostas deverão chegar à comissão diocesana do Sínodo até ao dia 20 de Março.

Telemóvel whatsapp: 967622762 (P. João Leão)

Descarregar: FICHEIRO WORD | FICHEIRO PDF

• Visualizações: 91